quarta-feira, 22 de março de 2017

GUINÉ BISSAU

GUINÉ BISSAU


Localizada na costa ocidental da África, a Guiné-Bissau faz fronteiras com o Senegal (ao norte), Guiné (ao sul e leste) e com o oceano Atlântico (a oeste). Também faz parte do território da Guiné-Bissau o arquipélago dos Bijagós, formado por mais de 80 ilhas.




CARACTERÍSTICAS: Clima: Guiné Bissau tem clima tropical caracteristicamente quente e úmido, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano, que varia de 27 graus Celsius a 38 graus Celsius.

Vegetação: A superfície continental consiste numa parte costeira semi-pantanosa e numa zona planáltica pouco elevada; possui muitos rios.




População: atual 951 689;

População masculina atual (49.6%) 968 423

População feminina atual (50.4%) 13 321

Religião: Atualmente, na Guiné Bissau, cerca de 45% são muçulmanos e estão mais concentrados no interior do País do que na zona costeira. Os adeptos das religiões tradicionais são cerca de 47 a 50% e o resto da população é composta por cristãos que representam 5 a 8% da população.



COLONIZAÇÃO: Colonização de Guiné-Bissau

O território da atual Guiné-Bissau sempre foi habitado por tribos indígenas. Em 1446, o navegador português Nuno Tristão chegou às Terras da Guiné. A primeira povoação portuguesa nessa época foi Cacheu, fundada em 1588. Após a Restauração, foi retomado o povoamento, tendo-se construído as povoações de Farim e Zinguinchor. A colonização portuguesa iniciou-se a partir da foz dos rios Casamansa, Cacheu, Geba e Buda. Durante séculos o território foi um ponto essencial para o comércio de escravos. Nos finais do século XVIII edificou-se a fortaleza de Bissau, numa altura em que os ingleses começaram a interferir-se nos tradicionais interesses portugueses na área. Em 1879 foi separado administrativamente de Cabo Verde como a Guiné Portuguesa.

Em 1884-86, dá-se a divisão da África pelas potências coloniais na célebre Conferência de Berlim. A Guiné-Bissau, agora com as suas fronteiras traçadas, foi entregue a Portugal.

Em 1973, Amílcar Cabral foi assassinado em Conakry tendo sido substituído por Luís Cabral. Luís Cabral tornou-se presidente da nova república até 1980 quando um golpe de estado foi conduzido por João Bernardo (Nino) Vieira que assumiu a liderança do PAIGC. Desde então o país foi governado em regime autoritário.

Cacheu foi a primeira feitoria portuguesa na Guiné


POEMA: NOSTALGIA

























Cinzento nicotina
serpenteia o meu quarto
argola o tempo que não passa

Tu não apareces
nada acontece….

O som sobe em 33 rotações
a voz sofrida de Ottis Reding
sustenta o calor de um canto soul

Emerges de uma nota de piano
por momentos bailas
na circunferência de uma bola de fumo
que se esquiva pela persiana

Fica o som dilatado do sax
a dar passagem a Ottis
a sentenciar “time is over”

Nada acontece…
Nicotino o espaço que se fecha
    sobre mim sem ti

PRINCIPAIS AUTORES DO PAÍS: Agnelo Regalla, Amilcar Cabral, Antonio Baticã Ferrerira, Carlos Schwartz, Helder Proença, José Carlos Schwarz, Marcelino Marques de Barros, Pascoal D’artaganan, Tony Davyes, Tony Tcheka, Vasco Cabral e Waldir Araujo.

Trabalho dos alunos:
Gustavo Henrique A. Pires, Gustavo Lazzarotto, Mohamad, Paulo, Pedro, Richard, Tiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário